Na temporada 2021, o Flamengo disputou o Campeonato Carioca, a Supercopa do Brasil, Copa do Brasil, Copa Libertadores da América e a Série A do Campeonato Brasileiro.
Começando pelo Estadual, o Mais Querido ficou em 1º na fase de classificação da Taça Guanabara, com 23 pontos, se sagrou campeão do turno, e foi à semifinal do Cariocão como favorito.
O adversário na fase foi o Volta Redonda, e o Flamengo se garantiu na decisão sem muito trabalho. No jogo de ida, no Estádio da Cidadania, fez (3 a 0) nos donos da casa e, na volta, como mandante, aplicou uma goleada (4 a 1).
A decisão foi contra o Fluminense, disputada em dois jogos, ambos no Maracanã. O jogo de ida terminou empatado (1 a 1) e, na volta, o Flamengo venceu (3 a 1), e garantiu seu tricampeonato consecutivo da competição.
Na Supercopa do Brasil, o Mengão encarou o Palmeiras, em jogo único disputado no Mané Garrincha. No tempo normal, o equilíbrio se mostrou com o empate (2 a 2), o que levou a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, o Rubro-Negro venceu o Alviverde Paulista (5 a 4) e foi campeão.
Na Copa do Brasil, o Mengão chegou até a semifinal e foi eliminado pelo Athletico-PR. Depois de um empate na Arena da Baixada (2 a 2), a equipe carioca foi superada (3 a 0), em pleno Maracanã, e se despediu da competição. Antes disso, o Flamengo havia superado Coritiba, ABC e Grêmio, na terceira fase, oitavas de final e quartas de final.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Vice na América
Quanto a Libertadores, o Mais Querido protagonizou uma bela campanha. Inicialmente, levou a 1ª colocação do Grupo G, com 12 pontos, à frente de Vélez Sarsfield (10 pontos), da Argentina, LDU (oito pontos), do Equador), e Unión La Calera ( dois pontos), do Chile. Nas oitavas de final, os brasileiros superaram o Defensa Y Justicia, da Argentina, com uma vitória simples no Estádio Norberto Tito Tomaghello (1 a 0) e goleada no Mané Garrincha (4 a 0).
Chegando nas quartas de final, o Mengão passou por cima do Olímpia, do Paraguai, com goleadas fora (4 a 1) e em casa (5 a 1). Na semifinal, o Rubro-Negro superou o Barcelona, do Equador, com duas vitórias pelo mesmo placar (2 a 0). O adversário na final foi o compatriota Palmeiras, mas desta vez o roteiro não foi feliz para o Flamengo. No Estádio Centenário, o Alviverde Paulista venceu na prorrogação (2 a 1) e se sagrou campeão.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Sem o tri
No Brasileirão, o Mais Querido, campeão nas duas edições anteriores, em 2019 e 2020, bateu na trave em 2021. Precisamente, a equipe carioca foi a 2ª colocada na competição, com 71 pontos, atrás do vencedor Atlético-MG, que somou 84. Ao longo das 38 rodadas, o Mengo venceu 21 jogos, empatou oito e perdeu nove, aproveitamento de 62.3%, ainda com 67 gols marcados e 34 sofridos, saldo positivo de 33.
Elenco do Flamengo de 2021
Goleiros
- Diego Alves
- Hugo Souza
- César
- Gabriel Batista
Laterais direitos
- Rodinei
- Maurício Isla
- Matheuzinho
Zagueiros
- Rodrigo Caio
- Gustavo Henrique
- Léo Pereira
- Bruno Vianna
- David Luiz
Laterais esquerdos
- Filipe Luís
- Renê
- Ramon
Volantes
- Willian Arão
- Piris da Motta
- Andreas Pereira
- Thiago Maia
- João Gomes
- Gerson
Meias
- Everton Ribeiro
- Diego
- Kenedy
- De Arrascaeta
Atacantes
- Gabriel Barbosa
- Pedro
- Vitinho
- Vitor Gabriel
- Bruno Henrique
- Michael
- Rodrigo Muniz
Técnicos
- Rogério Ceni
- Renato Gaúcho