O Clube de Regatas Flamengo investiu em peso no elenco do time para as competições que participaria em 2018: Campeonato Carioca, Copa Libertadores da América, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.
A conquista da Taça Guanabara não foi suficiente para consagrar o Flamengo na final geral do Campeonato Carioca e a participação do clube nesta edição ficou pelo caminho ao enfrentar o Botafogo na semifinal do torneio.
Na Libertadores, o Rubro-Negro teve o início desejado pelos torcedores: classificação com direito a antecipação. Apesar disso, o sonho foi adiado nas oitavas no confronto com o time mineiro Cruzeiro.
A Copa do Brasil misturou a euforia com a decepção. A vitória emblemática do time nas quartas de final que eliminou o até então campeão das Américas, Grêmio, foi sufocada pela eliminação para o paulista Corinthians também na semifinal.
O movimento “Segue o Líder”, criado pela torcida, nasceu da permanência do Flamengo por 12 rodadas na ponta da tabela do Campeonato Brasileiro antes da parada para a Copa do Mundo em 2018. No entanto, na volta do Brasileirão, o Rubro-Negro carioca não conseguiu manter o ritmo e fechou o ano assumindo a segunda colocação na tabela atrás do Palmeiras, campeão com vantagem de oito pontos.
O destaque desse elenco foi a contratação do atacante Vitinho, o mais caro investimento até então da história do clube, que custou 35 milhões de euros e a artilharia do jovem Paquetá com 12 gols.
Elenco do Flamengo de 2018
Goleiros
- Diego Alves
- Júlio César
- César
Laterais direitos
- Pará
- Rodinei
- Kléber
- Rafinha
- João Lucas
Zagueiros
- Juan
- Réver
- Léo
- Duarte
- Rafael Vaz
- Patrick
- Rodholfo
- Thuler
Laterais esquerdos
- Trauco
- Renê
- Ramon
- Michael
Volantes
- William Arão
- Jonas
- Cuellár
- Rômulo
- Ronaldo
- Jean Lucas
Meias
- Everton Ribeiro
- Diego
- Paquetá
- Ederson
- Jajá
Atacantes
- Guerrero
- Henrique Dourado
- Everton
- Vinícius Junior
- Marlos Moreno
- Berrio
- Felipe Vizeu
- Lincoln
- Geuvânio
- Vitinho
Técnico
- Dorival Júnior
Bom time. Foi o embrião do time multicampeão de 2019.