Em 2016 foi possível ver o Flamengo na Primeira Liga, Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro.
No Campeonato Carioca o Clássico dos Milhões, protagonizado por Flamengo e Vasco da Gama, na semifinal, não rendeu ao torcedor do Rubro-Negro o esperado. Apesar da contratação de Muricy Ramalho com alta expectativa, os resultados não foram satisfatórios e a eliminação pelo rival marcou o primeiro tropeço do time na temporada.
Com gás para a Primeira Liga, a equipe teve um bom desempenho na fase de grupos. Entretanto, em jogo único na fase eliminatória, o Fla foi eliminado pelo Athetico Paranaense no Maracanã. Além disso, disputando a segunda fase da Copa do Brasil, o Flamengo foi eliminado precocemente pelo Fortaleza.
Com a Copa Sul-Americana o Rubro-Negro repetiu a receita anterior e foi eliminado em Cariacica pelo chileno Palestino, também na segunda fase.
Tendo apenas o Brasileirão em vista, o Flamengo brigou nas primeiras colocações com a chegada do técnico Zé Ricardo. Por fim, a equipe teve uma série de empates no Rio de Janeiro e não conseguiu o sonhado título, mas junto com o 3º lugar e os 71 pontos segurou a vaga para a Libertadores do ano seguinte.
Elenco do Flamengo de 2016
Goleiros
- Muralha
- César
- Thiago
- Paulo Victor
Laterais direitos
- Rodinei
- Pará
- Thiago Ennes
Zagueiros
- Juan
- Wallace Reis
- Réver
- Léo Duarte
- César Martins
- Alejandro Donatti
- Rafael Vaz
Laterais esquerdos
- Jorge
- Chiquinho
Volantes
- Willian Arão
- Cuéllar
- Márcio Araújo
- Jonas
Meias
- Ederson
- Alan Patrick
- Éverton
- Diego
- Canteros
- Mancuello
- Jajá
Atacantes
- Marcelo Cirino
- Emerson Sheik
- Leandro Damião
- Douglas Baggio
- Thiago Santos
- Paolo Guerrero
- Gabriel
- Fernandinho
Técnico
- Zé Ricardo