Na temporada de 2008, o Flamengo disputou o Campeonato Carioca, a Copa Libertadores da América e a Série A do Campeonato Brasileiro.
Neste ano, o Urubu conseguiu seu bicampeonato seguido no Estadual e, novamente, contra o Botafogo. Na Taça Guanabara ficou em 1° no Grupo A, com 18 pontos.
Na final, o Rubro-Negro enfrentou o Fogão, no Maracanã, com um desfecho favorável para o Time da Gávea, que venceu o jogo (2 a 1).
O bom desempenho se manteve na fase de grupos da Taça Rio. O Fla conseguiu ficar em 2°, o que garantiu uma vaga na semifinal. Novamente o Alvinegro esteve em seu caminho, mas, desta vez, o Glorioso se saiu melhor (3 a 0) e garantiu a vaga na final.
A finalíssima contou novamente com o clássico. Na primeira partida, no Maracanã, o Mengão se saiu melhor e venceu (1 a 0).
A segunda partida ficou marcada na história desse clássico por conta das provocações pós-jogo. Dessa forma, o Flamengo voltou a vencer (3 a 1), levantando mais uma vez a taça do Estadual.
Além do Cariocão, 2008 também ficou marcado na memória da torcida por conta de outro resultado, desta vez, de forma negativa, dentro da Libertadores.
O Flamengo até começou bem na fase de grupos da competição internacional, liderando com 13 pontos.
Nas oitavas enfrentou o América-MEX, na primeira partida venceu fora de casa (4 a 2). Mas, no Maracanã, o Flamengo sofreu sua fantasmagórica derrota (3 a 0), o que levou à sua eliminação.
No Campeonato Brasileiro, o Flamengo conseguiu ficar na 5° colocação, com 64 pontos, o que rendeu uma vaga na Sul-Americana do ano seguinte.
Elenco do Flamengo de 2008
Goleiros
- Bruno
- Diego
- Paulo Victor
- Marcelo Lomba
Laterais direitos
- Léo Moura
- Luizinho
- Gonzalo Fierro
Zagueiros
- Fábio Luciano
- Ronaldo Angelim
- Leonardo Devanir
- Rodrigo
- Thiago Sales
- Rodrigo Arroz
- Dininho
Laterais esquerdos
- Egídio
- Juan
- Eltinho
Volantes
- Jônatas
- Cristian Baroni
- Airton
- Hugo Colace
Meias
- Vinícius Pacheco
- Ibson
- Diego Gavilán
- Renato Augusto
- Marcelinho Paraíba
- Jaílton
- Kléberson
- Leo Medeiros
- Toró
- Marcinho
- Fernando
Atacantes
- Éverton
- Erick Flores
- Rubens Sambueza
- Josiel
- Souza
- Maxi Biancucchi
- Obina
- Diego Tardelli
- Éder
- Paulo Sérgio
- Vandinho
- Fernandão
Técnicos
- Caio Júnior
- Joel Santana