Na temporada 2001, o Flamengo disputou o Campeonato Carioca, a Copa dos Campeões Regionais, o Torneio Rio-São Paulo, a Copa do Brasil, a Copa Mercosul e o Campeonato Brasileiro.
O Rubro Negro conquistou seu tricampeonato seguido no Estadual, todos diante o seu arquirrival. Na Taça Guanabara, conseguiu passar em 1° no Grupo A, o que o levou a enfrentar e ganhar do Vasco (1 a 0) na semifinal.
Na final, o Mengão encarou o Fluminense e, após empate de 1 a 1, o Tricolor das Laranjeiras perdeu nos pênaltis (5 a 3). Quem se deu bem na Taça Rio foi o Vasco ao vencer o torneio com 27 pontos. O Flamengo veio logo em seguida com 23.
Sendo assim, a grande final ficou definida entre Flamengo e Vasco. No primeiro jogo, o Gigante da Colina fez o seu papel e venceu o rival (2 a 1). Na volta, o Mengão conseguiu vencer o Vasco (3 a 1) com o lendário gol de falta do Petkovic aos 43 minutos do 2° tempo. Assim, se consagrou tricampeão seguido do Estadual.
Mas, para a infelicidade do Rubro-Negro, o mesmo sucesso não se estendeu ao Torneio Rio-São Paulo. Muito pelo contrário, o Flamengo não conseguiu marcar nenhum ponto nessa competição.
A torcida do Mais querido voltou a sorrir com a Copa dos Campeões de 2001, torneio que reunia os ganhadores dos estaduais, sendo que o vencedor desse campeonato garantia uma vaga para Libertadores de 2002.
O Flamengo chegou à final após eliminar Bahia e Cruzeiro. O seu adversário foi o São Paulo. Mesmo com um bom time dos paulistas, o Mengão foi superior e venceu a primeira partida da grande final por 5 a 3.
No jogo de volta os paulistas venceram por 3 a 2, o que garantiu mais uma taça no ano para os cariocas.
Já na Copa do Brasil, o Flamengo começou bem ao eliminar o River-PI na 1° fase, e seguiu triunfando diante o ABC (2° fase) e Juventude (oitavas). Mas parou nas quartas de final para o Coritiba ao perder o primeiro jogo (3 a 2) e empatar o segundo (1 a 1).
A equipe carioca garantiu duas taças e bateu na trave na Copa Mercosul. Após fazer uma boa fase de grupo ao somar 15 pontos, se garantiu na 1° colocação na fase de classificação.
O Flamengo ainda eliminou o Independiente-ARG e o Grêmio, nas quartas e na semifinal, respectivamente. Na finalíssima encarou o San Lorenzo-ARG. O primeiro jogo foi realizado no Maracanã, em 12 de novembro de 2001 e terminou empatado (0 a 0).
A partida de volta só foi acontecer em 24 de janeiro de 2002. O recorte entre as partidas foi grande devido as fortes manifestações que vinha acontecendo na Argentina e questões de férias para os jogadores do time Carioca.
Quando a bola rolou, novamente a partida terminou empatada (1 a 1), com os argentinos se dando melhor na disputa de pênaltis (4 a 3).
No Campeonato Brasileiro, o Flamengo quase foi rebaixado. Amargou o 24° lugar na classificação geral, posição limite para ao menos se manter na Série A.
Elenco do Flamengo de 2001
Goleiros
- Clemer
- Zé Romário
- Júlio César
Laterais direitos
- Isael
- Edson
- Pimentel
- Bruno Carvalho
- Alessandro
Zagueiros
- André Bahia
- Gilmar
- Bruno Quadros
- Alan Kardek
- Leonardo Valença
- Anderson Luiz
- Fernando
- Juan
- Carlos Gamarra
Laterais esquerdos
- Cássio
- Anderson Alves
- Marco Antônio
Volantes
- Felipe Melo
- Vampeta
- Max
- Carlinhos
- Fábio Augusto
- Rocha
- Dé
- Leandro Ávila
- Jorginho Araújo
Meias
- Nélio
- Petkovic
- Alexandre Gaúcho
- Andrezinho
- Iranildo
- Rodrigo Juliani
- Sobrinho
- Luciano Netter
- Fabiano Cabral
- Maurinho
- Beto
Atacantes
- Reinaldo
- Rodrigo Gral
- Jefferson
- Roma
- Jackson
- Agnaldo
- Edílson
- Leandro Machado
- Adriano
Técnicos
- Zagallo
- Carlos Alberto Torres