Na temporada de 1992, o Flamengo do veterano Júnior disputou o Campeonato Carioca, a Supercopa Libertadores e foi campeão do Campeonato Brasileiro e da Taça dos Campeões.
No início do ano, no Campeonato Carioca, o Flamengo bateu na trave. No primeiro turno, que concedia a Taça Guanabara, 12 clubes disputavam entre si por uma vaga na final do campeonato.
Com 16 pontos (sete vitórias, dois empates e duas derrotas), a equipe ficou na segunda colocação, apenas dois pontos atrás do líder.
Pela Taça Rio, o returno, o Rubro-Negro voltou a ficar na segunda posição e não se despediu Campeonato Carioca. Foram 18 pontos em 13 jogos, com oito vitórias, dois empates e duas derrotas.
Na Supercopa Libertadores, torneio criado pela Conmebol que reunia os campeões recentes da competição continental, mais uma decepção. Nas oitavas de final, o Flamengo eliminou o Grêmio. Nas quartas de final, passou pelo Estudiantes, da Argentina.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Chegando na semifinal, enfrentou o Racing. Os argentinos se classificaram por terem vencido as Libertadores de 1968, 1969 e 1970. Na Supercopa, deixaram para trás os compatriotas Boca Juniors, Independiente, além do Nacional, do Uruguai.
O primeiro jogo foi no Pacaembu e terminou com empate (3 a 3). Na volta, o Flamengo foi derrotado na Argentina (1 a 0) e foi eliminado.
No Campeonato Brasileiro, 20 clubes disputavam oito vagas na segunda fase. O Mengão terminou na quarta colocação com 22 pontos (oito vitórias, seis empates e cinco derrotas), e seguiu na competição.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Novamente divididos, agora em dois grupos com dois times, os dois líderes iam para a final. Na sua chave com Vasco da Gama, São Paulo e Santos, o Flamengo foi líder com sete pontos e classificou para a final (três vitórias, um empate e duas derrotas).
A grande final do Brasileirão foi digna de um Clássico da Rivalidade. O adversário foi o Botafogo, vice-líder da primeira fase e que passou por um grupo com Bragantino, Corinthians e Cruzeiro.
No jogo de ida da finalíssima, os 100 mil torcedores no Maracanã assistiram uma vitória do Mengão sobre o Alvinegro (3 a 0). Uma semana depois, as equipes voltaram ao Maraca para um empate (2 a 2) e para a consagração do Flamengo como campeão Brasileiro de 1992.
Com o troféu do Brasileirão em mãos, o time carioca seguiu para a Taça dos Campeões. O torneio de jogo único reuniu o campeão da Série A, Flamengo e o campeão da Série B, Paraná. A partida acabou com os 90 minutos regulamentares com um empate (2 a 2). Nas penalidades, o Mais Querido foi campeão (3 a 4).
Elenco do Flamengo de 1992
Goleiros
- Gilmar Rinaldi
- Adriano Silva
- Roger Noronha
Laterais direitos
- Charles Guerreiro
- Cláudio Guadagno
Zagueiros
- Junior Baiano
- Wilson Gottardo
- Sandro Becker
- Rogério Lourenço
- Índio Alagoano
- Gélson Baresi
Laterais esquerdos
- Mauro
- Josicler
Volantes
- Uildermar
- Fabinho
- Fábio Baiano
Meias
- Djalminha
- Junior
- Marcelinho Carioca
- Zinho
- Piá
- Marquinhos
Atacantes
- Nélio
- Zé Ricardo
- Gaúcho
- Totó
- Paulo César Cruvinel
- Sávio
- Aélson
- Paulo Nunes
- Luís Antônio
- Júlio César Garcia
Técnico
- Carlinhos Violino