Na temporada 2022, o CSA disputou o Campeonato Alagoano, a Copa do Nordeste, Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano começou de forma mediana para o Azulão, que não chegou à final do Estadual. O time até liderou a primeira fase, com 17 pontos, cinco a mais em relação ao 2º colocado, ASA, com 12.
Murici (11 pontos) e CRB (11 pontos) completaram o quarteto de classificados à semifinal. O adversário do Alviceleste foi o segundo time citado, seu arquirrival estadual, mas acabou superado.
O finalista foi decidido em jogos de ida e volta, ambos disputados no Estádio Rei Pelé. O CSA até chegou a vencer (0 a 1), mas perdeu na volta pelo mesmo placar (0 a 1), o que levou o embate para as penalidades, com a vitória do CRB (2 a 4), que se sagrou campeão em seguida.
Repeteco no Nordestão
Na Copa do Nordeste, o Azulão voltou a começar muito bem com a vice-liderança do Grupo A, com 14 pontos, atrás apenas do Fortaleza, que com 16 terminou na liderança a primeira fase. Além dos citados, Sport (14 pontos) e Atlético-BA (11 pontos) se classificaram naquela chave.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Entretanto, o sonho da equipe alagoana de conquistar o Nordeste terminou logo em seguida, nas quartas de final. O adversário foi o Sport, seu companheiro de grupo. Mesmo jogando em casa, no Rei Pelé, em embate único, o Alviceleste foi eliminado novamente nas penalidades (1 a 3), após empate sem gols no tempo normal (0 a 0).
Breve sucesso na Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, o CSA conseguiu chegar na terceira fase tendo deixado pelo caminho Atlético-BA e Paysandu, mas não passou pelo América-MG. O Azulão foi superado tanto no jogo de ida (0 a 3), quando no de volta (2 a 0), e se despediu do torneio sem oferecer muita resistência.
Queda na Série B
A grande decepção da temporada estava reservada para a Série B, com o rebaixamento à terceira divisão. Precisamente, a equipe alagoana foi a 17ª colocada na tabela, com 42 pontos, com dois a menos em relação ao Novorizontino, o 16º e último e a se salvar com 44.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Nas 38 rodadas, o CSA obteve nove vitórias, 15 empates e 14 derrotas, aproveitamento de 36%, com 29 gols feitos e 37 sofridos, saldo negativo de oito. Além do Azulão, foram rebaixados à Série C também Brusque (34 pontos), Operário-PR (34 pontos) e Náutico (30 pontos).
Elenco do CSA de 2022
Goleiros
- Marcelo Carné
- Jean
- Paulo Ricardo
Laterais direitos
- Igor
- Lucas Marques
- Cedric
- Éverton Silva
- Jonathan
Zagueiros
- Werley
- Wellington Nascimento
- Lucão
- Douglas
- Marcel Scalese
- Guilherme Paraíba
- Anderson Martins
Laterais esquerdos
- Diego Renan
- Ernandes
- Edson Lucas
Volantes
- Geovane
- Giva
- William
- Matheus Ferreira
- Rickson
- Gabriel Tonini
Meias
- Gabriel
- Yann Rolim
- Didira
- Lourenço
- Luiz Henrique
- Héctor Canteros
- Bruno Mota
- Lucas Lourenço
Atacantes
- Rodrigo Rodrigues
- Lucas Barcelos
- Osvaldo
- Felipe Augusto
- Marco Túlio
- Dalberto
- Rogério
- Élton
- John Mercado
- Bruno Mezenga
- Sassá
Técnicos
- Mozart
- Alberto Valentim
- Roberto Fernandes