Na temporada 2020, o Corinthians disputou a Flórida Cup, o Campeonato Paulista, a Copa Libertadores da Libertadores da América, Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.
Ainda na pré-temporada, os paulistas fizeram uma breve e apaga campanha na Flórida Cup, disputada nos Estados Unidos. Foram dois jogos com uma vitória sobre os estadunidenses do New York City (2 a 1) e derrota (2 a 1) para o Atlético Nacional, da Colômbia.
Com os resultados, o Corinthians terminou o torneio na 3ª posição, com três pontos somados, atrás do Palmeiras (cinco pontos), o campeão, e o Atlético Nacional (quatro pontos). O New York City completou a tabela com nenhum ponto conquistado.
O Timão começou o ano com o pé esquerdo no Paulistão, embora tenha feito uma boa campanha, o que será explicado mais adiante. Na primeira fase, o Alvinegro ficou em 2º no Grupo D, com 17 pontos, atrás do líder Red Bull Bragantino (23 pontos).
Guarani (16 pontos) e Ferroviária (15 pontos) completaram a chave. No mata-mata, o Coringão eliminou a equipe de Bragança Paulista nas quartas de final com uma vitória em jogo único (2 a 0), no Morumbi. Jogando em casa, foi a vez de eliminar o Mirassol na semifinal (1 a 0).
O adversário na decisão foi ninguém menos que o arquirrival Palmeiras, em jogos de ida e volta. No jogo de ida, na Neo Química Arena, o empate sem gols prevaleceu (0 a 0). Na volta, no Allianz Parque, os times voltaram a empatar (1 a 0), o que levou a final para os pênaltis. Porém, os donos da casa levaram a melhor (4 a 3) e foram campeões.
Na Libertadores, mais uma decepção para a Fiel. A equipe do Parque São Jorge entrou na segunda fase, a famosa ‘Pré-Libertadores, e não passou disso. Na ocasião, o Alvinegro Paulista foi superado pelo Guaraní, do Paraguai, perdendo fora (1 a 0) e ganhando em casa (2 a 1), caindo no critério de gol de visitante.
Quanto a Copa do Brasil, o Coringão entrou nas oitavas de final, mas não passou disso. O oponente em questão era o América-MG, que se impôs e conseguiu a classificação às quartas de final com uma vitória em plena Neo Química Arena (1 a 0) e um empate na Arena Independência (1 a 1).
No Brasileirão, o Corinthians fechou a temporada com uma nova decepção. Precisamente, o Timão fez uma campanha mediada e terminou nas 12ª posição, com 51 pontos, ou seja, flertando com os times de baixo na tabela. Foram 13 vitórias, 12 empates e 13 derrotas nas 38 rodadas, com um aproveitamento de 45%, ainda com 45 gols anotados e sofridos, saldo de zero.
Elenco do Corinthians de 2020
Goleiros
- Cássio
- Walter
- Matheus Donelli
Laterais direitos
- Fagner
- Michel Macedo
Zagueiros
- Gil
- Bruno Méndez
- Pedro Henrique
- Danilo Avelar
- Marllon
- Jemerson
Laterais esquerdos
- Lucas Piton
- Fábio Santos
- Sidcley
- Carlos Augusto
Volantes
- Gabriel
- Víctor Cantillo
- Camacho
- Xavier
- Roni
- Richard
Meias
- Rómulo Otero
- Juan Cazares
- Mateus Vital
- Ángelo Araos
- Gustavo Mantuan
- Éderson
- Gabriel Pereira
- Ramiro
- Ruan Oliveira
Atacantes
- Mauro Boselli
- Jô
- Luan
- Gustavo Mosquito
- Léo Natel
- Everaldo
- Janderson
- Matheus Davó
- Vágner Love
- Yony González
- Pedrinho
- Gustavo
- Jonathan Cafú
- Madson
Técnico
- Tiago Nunes
- Vágner Mancini
- Coelho