Na temporada 2009, o Corinthians disputou o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil e a Série A Campeonato Brasileiro.
O Timão levantou o primeiro troféu do ano no Paulista. No turno único de pontos corridos, a equipe se classificou para as semifinais no 3ª lugar.
Na semifinal, o Coringão venceu os dois jogos contra o São Paulo. A primeira vitória veio dentro de casa. Na segunda partida, o Alvinegro reafirmou a superioridade técnica ganhando novamente.
O adversário na finalíssima foi o Santos. Já na primeira final, o Gavião aplicou 3 a 1 sobre o Peixe. Na volta, bastou um empate (1 a 1) para o Corinthians ser campeão estadual de 2009.
Pela Copa do Brasil veio o segundo triunfo corintiano. Nas duas primeiras fases, o time paulista passou pelo Itumbiara-GO e pelo Misto-MS. Chegando nas oitavas, enfrentando o Atlético Paranaense, o Timão perdeu o primeiro jogo.
Na partida de volta, os paulistas conseguiram a virada no placar agregado e seguiram às quartas de final. O Corinthians venceu a ida contra o Fluminense. Na volta, o empate foi o suficiente para avançar
Nas semifinais, o Alvinegro bateu de frente com o Vasco e empatou os dois jogos. Graças ao critério de gol fora, o Coringão chegou a grande final da copa.
Na primeira final, o Gavião passou por cima do Internacional (2 a 0). O empate (2 a 2) na segunda partida não conseguiu arrancar o troféu das mãos dos paulistas. Corinthians campeão da Copa do Brasil 2009, o que rendeu uma vaga na Libertadores do ano seguinte.
Em relação ao Brasileirão, de volta à elite nacional depois de disputa a Série B no ano anterior, o Timão terminou o campeonato com na 10ª posição com 59 pontos.
Elenco do Corinthians de 2009
Goleiros
- Felipe
- Júlio César
- Rafael Santos
- Danilo Fernandes
Laterais direitos
- Diogo
- Alessandro
Zagueiros
- William
- Chicão
- Paulo André
- Jean
- Diego Sacomam
- Renato Chaves
- Marcelo Oliveira
- Edgar Balbuena
Laterais esquerdos
- André Santos
- Sérgio Escudero
- Wellington Saci
- Bruno Bertucci
- Dodô
Volantes
- Marcelo Mattos
- Jucielei
- Moradei
- Edu Gaspar
- Cristian
- Boquita
Meias
- Elias
- Jorge Henrique
- Dentinho
- Douglas
- Matias Defederico
- Morais
- Marcinho Jadson
Atacantes
- Ronaldo
- Souza
- Edno
- Otacílio Neto
- Henrique
- Marcelinho
- Bill
Técnico
- Mano Menezes