Elenco do Chelsea 2011/2012

Na temporada 2011/2012, o Chelsea disputou o Troféu Premier League Ásia, a Copa da Liga Inglesa, Copa da Inglaterra, Liga dos Campeões da Europa e o Campeonato Inglês.
Os Blues começaram o ano com o pé direito com a conquista do Troféu Premier League da Ásia, torneio curto de pré-temporada realizado de dois em dois anos, entre times ingleses e asiáticos.
A equipe de Londres encarou o Kitchee, de Hong Kong, na semifinal e avançou com uma goleada (0 a 4) para enfrentar, na decisão, outro conhecido da Terra da Rainha, o Aston Villa.
Nesta edição, todas as partidas acontecerem no Hong Kong Stadium e, na grande final, o local contemplou os Azuis vencerem o Villa por um placar seguro (0 a 2) e serem campeões.
Na Copa da Liga Inglesa, no entanto, o Chelsea não teve o mesmo sucesso. Os Leões Azuis eliminaram o Fulham e o Everton, na terceira e quarta fase, mas pararam diante do rival Liverpool na semifinal. Os Reds venceram em pleno Stamford Bridge, se classificaram e foram campeões posteriormente.
Campeões
Na Copa da Inglaterra, o Chelsea voltou a levantar troféu na temporada. Antes de tudo, superou Portsmouth, Queens Park Rangers, Birmingham City, Leicester City e Tottenham Hotspur, na terceira, quarta e quinta fase, além das quartas de final e a semifinal, respectivamente.
A equipe londrina teria, na decisão, a chance da revanche contra o Liverpool e conseguiu. Os times se enfrentaram no Wembley Stadium e os Blues venceram (1 a 2) se sagrando campeões.
Europa azul
O ponto alto da equipe inglesa, no entanto, ainda estava por vir e aconteceu na Liga dos Campeões. A campanha começou com a liderança do Grupo E, com 11 pontos, superando Bayer Leverkusen (10 pontos), da Alemanha, Valência (oito pontos), da Espanha, e Racing Genk (três pontos), da Bélgica.
Com isso, os Leões Azuis avançaram ao mata-mata do torneio. Nas oitavas de final, o adversário foi o Napoli, da Itália, que venceu no jogo de ida (3 a 1), no Estádio Diego Armando Maradona. Porém, na volta, em Stamford Bridge, os donos da casa reverteram o resultado (4 a 1).
Nas quartas de final, os Blues se classificaram com mais tranquilidade diante do Benfica, de Portugal, com uma vitória fora (0 a 1) e dentro de casa (2 a 1). Na semifinal, o adversário foi o Barcelona, da Espanha, que tinha um dos times mais fortes da história do futebol.
Mesmo assim, a equipe inglesa se impôs e venceu na ida (1 a 0), em Stamford Bridge, arrancou um empate no Camp Nou (2 a 2) e conseguiu a classificação à final da Liga.
Os Leões Azuis conseguiram mais um feito impressionante diante do Bayern de Munique, da Alemanha. O torneio foi decidido no Allianz Stadium, justamente a casa do adversário, que chegou como grande favorito. Bem organizada, a equipe inglesa jogou de igual para igual com os alemães.
O confronto terminou empatado (1 a 1), o que levou a decisão para as penalidades, com a vitória do Chelsea (3 a 4), campeão da Champions pela primeira vez na sua história.
Mais ou menos…
Os Blues fizeram uma campanha não tão boa no Campeonato Inglês. Ao longo das 38 rodadas, somaram 64 pontos e terminaram na sexta colocação, atrás de Manchester City (89 pontos), Manchester United (89 pontos), Arsenal (70 pontos), Tottenham Hotspur (69 pontos) e Newcastle United (65 pontos).
O Chelsea acumulou 18 vitórias, 10 empates e 10 derrotas, com 65 gols marcados e 46 sofridos, saldo positivo de 19. A colocação não atrapalhou os Leões Azuis a conseguirem vaga na Liga dos Campeões, por terem se classificado pelo título da atual temporada.
Elenco do Chelsea de 2011/2012
Goleiros
- Petr Čech
- Ross Turnbull
- Henrique Hilário
Laterais direitos
- José Bosingwa
- Paulo Ferreira
Zagueiros
- John Terry
- David Luiz
- Branislav Ivanovic
- Gary Cahill
- Alex
Laterais esquerdos
- Ashley Cole
- Ryan Bertrand
Volantes
- Ramires
- Obi Mikel
- Oriol Romeu
- Michael Essien
Meias
- Frank Lampard
- Juan Mata
- Raul Meireles
- Josh McEachran
Atacantes
- Fernando Torres
- Daniel Sturridge
- Didier Drogba
- Florent Malouda
- Salomon Kalou
- Nicolas Anelka
- Romelu Lukaku
Técnicos
- André Villas-Boas
- Roberto Di Matteo