Na temporada 2011/2012, o Chelsea disputou o Troféu Premier League Ásia, a Copa da Liga Inglesa, Copa da Inglaterra, Liga dos Campeões da Europa e o Campeonato Inglês.
Os Blues começaram o ano com o pé direito com a conquista do Troféu Premier League da Ásia, torneio curto de pré-temporada realizado de dois em dois anos, entre times ingleses e asiáticos.
A equipe de Londres encarou o Kitchee, de Hong Kong, na semifinal e avançou com uma goleada (0 a 4) para enfrentar, na decisão, outro conhecido da Terra da Rainha, o Aston Villa.
Nesta edição, todas as partidas acontecerem no Hong Kong Stadium e, na grande final, o local contemplou os Azuis vencerem o Villa por um placar seguro (0 a 2) e serem campeões.
Na Copa da Liga Inglesa, no entanto, o Chelsea não teve o mesmo sucesso. Os Leões Azuis eliminaram o Fulham e o Everton, na terceira e quarta fase, mas pararam diante do rival Liverpool na semifinal. Os Reds venceram em pleno Stamford Bridge, se classificaram e foram campeões posteriormente.
Campeões
Na Copa da Inglaterra, o Chelsea voltou a levantar troféu na temporada. Antes de tudo, superou Portsmouth, Queens Park Rangers, Birmingham City, Leicester City e Tottenham Hotspur, na terceira, quarta e quinta fase, além das quartas de final e a semifinal, respectivamente.
A equipe londrina teria, na decisão, a chance da revanche contra o Liverpool e conseguiu. Os times se enfrentaram no Wembley Stadium e os Blues venceram (1 a 2) se sagrando campeões.
Europa azul
O ponto alto da equipe inglesa, no entanto, ainda estava por vir e aconteceu na Liga dos Campeões. A campanha começou com a liderança do Grupo E, com 11 pontos, superando Bayer Leverkusen (10 pontos), da Alemanha, Valência (oito pontos), da Espanha, e Racing Genk (três pontos), da Bélgica.
Com isso, os Leões Azuis avançaram ao mata-mata do torneio. Nas oitavas de final, o adversário foi o Napoli, da Itália, que venceu no jogo de ida (3 a 1), no Estádio Diego Armando Maradona. Porém, na volta, em Stamford Bridge, os donos da casa reverteram o resultado (4 a 1).
Nas quartas de final, os Blues se classificaram com mais tranquilidade diante do Benfica, de Portugal, com uma vitória fora (0 a 1) e dentro de casa (2 a 1). Na semifinal, o adversário foi o Barcelona, da Espanha, que tinha um dos times mais fortes da história do futebol.
Mesmo assim, a equipe inglesa se impôs e venceu na ida (1 a 0), em Stamford Bridge, arrancou um empate no Camp Nou (2 a 2) e conseguiu a classificação à final da Liga.
Os Leões Azuis conseguiram mais um feito impressionante diante do Bayern de Munique, da Alemanha. O torneio foi decidido no Allianz Stadium, justamente a casa do adversário, que chegou como grande favorito. Bem organizada, a equipe inglesa jogou de igual para igual com os alemães. O confronto terminou empatado (1 a 1), o que levou a decisão para as penalidades, com a vitória do Chelsea (3 a 4), campeão da Champions pela primeira vez na sua história.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Mais ou menos…
Os Blues fizeram uma campanha não tão boa no Campeonato Inglês. Ao longo das 38 rodadas, somaram 64 pontos e terminaram na sexta colocação, atrás de Manchester City (89 pontos), Manchester United (89 pontos), Arsenal (70 pontos), Tottenham Hotspur (69 pontos) e Newcastle United (65 pontos).
+ Considere ser apoiador no Catarse e participe do nosso crescimento!
O Chelsea acumulou 18 vitórias, 10 empates e 10 derrotas, com 65 gols marcados e 46 sofridos, saldo positivo de 19. A colocação não atrapalhou os Leões Azuis a conseguirem vaga na Liga dos Campeões, por terem se classificado pelo título da atual temporada.
Elenco do Chelsea de 2011/2012
Goleiros
- Petr Čech
- Ross Turnbull
- Henrique Hilário
Laterais direitos
- José Bosingwa
- Paulo Ferreira
Zagueiros
- John Terry
- David Luiz
- Branislav Ivanovic
- Gary Cahill
- Alex
Laterais esquerdos
- Ashley Cole
- Ryan Bertrand
Volantes
- Ramires
- Obi Mikel
- Oriol Romeu
- Michael Essien
Meias
- Frank Lampard
- Juan Mata
- Raul Meireles
- Josh McEachran
Atacantes
- Fernando Torres
- Daniel Sturridge
- Didier Drogba
- Florent Malouda
- Salomon Kalou
- Nicolas Anelka
- Romelu Lukaku
Técnicos
- André Villas-Boas
- Roberto Di Matteo