Na temporada 2022, o Ceará disputou o Campeonato Cearense, a Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano começou de forma negativa para o Vozão, que foi eliminado de forma precoce no Estadual. Como estava na Copa do Nordeste, o Alvinegro entrou apenas nas quartas de final.
O Time do Povo, no entanto, não passou disso e foi eliminado pelo modesto Iguatu, que beliscou a última vaga na fase final. O Ceará até venceu no jogo de ida (2 a 1), na Arena Castelão, mas foi superado no Estádio João Elmo Moreno Cavalcante (1 a 0).
Com isso, os times ficaram iguais na soma dos placares (2 a 2), o que forçou a decisão por pênaltis para conhecer o semifinalista, com o triunfo da equipe do interior (4 a 3).
Copa do Nordeste
Na Copa do Nordeste, a equipe cearense teve um ótimo começo de campanha, liderando o Grupo B, com 18 pontos, o que garantiu classificação à fase final do torneio.
Botafogo-PB (15 pontos), Náutico (14 pontos) e CRB (14 pontos) também avançaram na chave. O Time do Povo, no entanto, foi eliminado já na sequência pela última equipe classificada no seu grupo, superado nos pênaltis (3 a 4), em plena Arena Castelão, após empate sem gols (0 a 0) em confronto único.
Que para o rival na Copa do Brasil
A história do Ceará na Copa do Brasil daquele ano não foi nada memorável pela forma como aconteceu. Inicialmente, o Alvinegro superou São Raimundo-RR, Tuna Luso-PA e Tombense-MG nas três primeiras fases do torneio, mas foi eliminado nas oitavas de final.
Não foi uma eliminação qualquer, já que foi diante do seu arquirrival, o Fortaleza. No jogo de ida, o Leão levou a melhor (2 a 0) e nem o triunfo do Vozão na volta (1 a 0) impediu que se despedisse da Copa do Brasil.
Positivo na ‘Sula’
Já na Sul-Americana, a equipe brasileira conseguiu um desempenho interessante. Primeiro, liderou o Grupo G, com 18 pontos, ou seja, 100% de aproveitamento, superando Independiente (12 pontos), da Argentina, General Caballero (quatro pontos), do Paraguai, e La Guaira (um ponto), da Venezuela.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
No mata-mata, o Time do Povo passou pelo The Strongest, da Bolívia, nas oitavas de final, mas caiu nas quartas de final para o São Paulo. No jogo de ida, no Estádio do Morumbi, os donos da casa venceram pelo placar mínimo (1 a 0), enquanto na volta, na Arena Castelão, foi a vez do Ceará vencer (2 a 1).
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Com a somatória dos placares na igualdade (2 a 2), o classificado à semifinal foi decidido nas penalidades. Diante da sua torcida, o Alvinegro perdeu nas cobranças (3 a 4) e se despediu da Competição Continental.
Brasileirão
A decepção da temporada do Vozão ficou reservada para o Campeonato Brasileiro, com a queda à segunda divisão. A equipe cearense terminou a competição na 17ª posição, sendo a integrante do Z4, com 37 pontos.
O Cuiabá, 16º e último a se salvar da queda, somou 41, ou seja, quatro pontos a mais. Nas 38 rodadas, o Ceará somou sete vitórias, 16 empates e 15 derrotas, aproveitamento de 32%, com 34 gols marcados e 41 sofridos, saldo negativo de sete. Atlético-GO (36 pontos), Avaí (35 pontos) e o Juventude (22 pontos), foram os outros rebaixados.
Elenco do Ceará de 2022
Goleiros
- João Ricardo
- Richard
- Vinícius Machado
- André Luiz
Laterais direitos
- Nino Paraíba
- Michel Macedo
- Marcos Ytalo
Zagueiros
- Messias
- Luiz Otávio
- Gabriel Lacerda
- Lucas Ribeiro
- Marcos Victor
- David Ricardo
Laterais esquerdos
- Victor Luís
- Bruno Pacheco
- Kelvyn
Volantes
- Richardson
- Richard
- Rodrigo Lindoso
- Geovane
Meias
- Vina
- Lima
- Léo Rafael
- Fernando Sobral
- Marlon
- Guilherme Castilho
- Wescley
Atacantes
- Stiven Mendoza
- Erick
- Zé Roberto
- Cléber
- Vítor Jacaré
- Iury Castilho
- Jhon Vásquez
- Matheus Peixoto
- Jô
- Dentinho
- Gabriel Santos
- João Victor
Técnico
- Tiago Nunes
- Dorival Junior
- Marquinhos Santos
- Lucho González