Em 2018 o Bahia esteve em cinco competições: Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro.
A esperança do Tricolor era repetir o bom desempenho que encerrou o ano anterior quando quase conseguiu uma vaga na Pré-Libertadores.
Com o melhor ataque e a melhor defesa do Campeonato Baiano, o Esquadrão de Aço venceu o rival Vitória e se consagrou campeão estadual.
Apesar do bom desenvolvimento, o time não conseguiu repetir o feito ao chegar à final da Copa do Nordeste, bateu na trave e ficou com o vice, enquanto o Sampaio Corrêa levantou o troféu de campeão.
Na Copa do Brasil, a equipe chegou até as quartas de final, jogou bem, mas ficou pelo caminho contra o Palmeiras no Pacaembu com gol único do atacante Dudu.
Na Sul-Americana, o Tricolor Baiano, que passou pelo Botafogo nas oitavas, nos pênaltis, não resistiu à cobrança de penalidade máxima contra o Athlético Paranaense também nas quartas de final e deixou a competição.
O Brasileirão o Bahia encerrou no meio de tabela, na 11ª posição e classificação para a Copa Sul-Americana. O destaque do elenco foi o jogador Zé Rafael. Com o bom futebol, o meia foi negociado com o Palmeiras e se tornou a maior transação do clube baiano, fechado por R$14,5 milhões.
Elenco do Bahia de 2018
Goleiros
- Douglas
- Anderson
Laterais direitos
- Nino Paraíba
- Ezequiel
- João Pedro
- Bruno Vieira
Zagueiros
- Lucas Fonseca
- Ignácio
- Jackson
- Douglas Grolli
- Éverson
- Tiago Pagnussat
Laterais esquerdos
- Paulinho
- Eugenio Mena
- Léo
Volantes
- Flávio
- Elton
- Nilton
- Gregore
Meias
- Vinícius Goes
- Marco Antônio
- Régis
- Ramires
- Zé Rafael
Atacantes
- Élber
- Edigar Junio
- Júnior Brumado
- Gilberto
- Kayke Moreno
Técnico
- Enderson Moreira