Na temporada 2023, o Atlético-MG disputou o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil, Copa Libertadores da América e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano do Alvinegro começou de forma positiva com a conquista do Estadual. Na primeira fase, o time ficou em 1º no Grupo A, com 20 pontos, superando Athletic-MG (15 pontos), Villa Nova-MG (10 pontos) e Pouso Alegre (10 pontos).
Com isso, o Galo se garantiu na semifinal da competição. O adversário em questão foi o time de São João de Rei, que ficou em 2º lugar na sua chave. A classificação foi decidida com muita dificuldade, com cada time vencendo pelo mesmo placar em casa (1 a 0), mas a equipe atleticana levou a melhor por ter melhor campanha.
O Galão da Massa teve pela frente na finalíssima o América-MG, que na outra semi superou o Cruzeiro. No jogo de ida, na Arena Independência, o Atlético-MG venceu (2 a 3), e voltou a levar a melhor no Estádio do Mineirão (2 a 0), o que garantiu o troféu.
Queda rápida na Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, o Alvinegro entrou direto na terceira fase e não foi longe. Primeiramente, a equipe mineira superou o Brasil de Pelotas, com uma vitória em casa (2 a 1) e empate (1 a 1) jogando como visitante.
A campanha do Galo, no entanto, foi encerrada logo em seguida, nas oitavas de final, diante do Corinthians. O time até venceu bem no Mineirão (2 a 0), mas o Timão devolveu o placar (2 a 0) na Arena Corinthians, e venceu nas penalidades (3 a 1).
Outro paulista pelo caminho na Libertadores
Na Libertadores, o Galão da Massa entrou na fase preliminar e passou por Carabobo, da Venezuela, e Millonarios, da Colômbia, na primeira e na segunda fase. Em seguida, a equipe brasileira entrou no Grupo G, ao lado de Athletico-PR, Libertad, do Paraguai, e Alianza Lima, do Peru.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
O Atlético-MG terminou na 2ª posição da chave, com 10 pontos, atrás do compatriota, que liderou com 13. Ambos se classificaram. Paraguaios (sete pontos) e peruanos (quatro pontos) ficaram pelo caminho. Nas oitavas de final, o Galo teve pela frente o Palmeiras, outro do seu país, mas não teve sorte.
Em dois embates equilibrados, o Alviverde acabou levando a melhor sobre o Alvinegro. Primeiramente, o adversário venceu (0 a 1) jogando em pleno Mineirão, e garantiu a classificação às quartas de final segurando um empate sem gols (0 a 0) no segundo confronto, no Allianz Parque.
Disputa pelo título Brasileiro
O Galão da Massa protagonizou uma ótima campanha no Campeonato Brasileiro, principalmente no segundo turno, e chegou nas rodadas finais na disputa pelo título. Após o término das 38 rodadas, a equipe mineira terminou na 3ª colocação, com 66 pontos, atrás do campeão Palmeiras (70 pontos) e do vice-campeão Grêmio (68 pontos).
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
O Flamengo teve a mesma pontuação atleticana, mas foi superado no saldo de gols (20 contra 14) e terminou em 4º. Durante a competição, o Atlético-MG obteve 19 vitórias, nove empates e 10 derrotas, aproveitamento de 57%, com 52 gols marcados e 32 sofridos, saldo positivo de 20, e a colocação rendeu vaga na Libertadores do ano seguinte.
Elenco do Atlético-MG de 2023
Goleiros
- Éverson
- Matheus Mendes
- Gabriel Delfim
Laterais direitos
- Renzo Saravia
- Mariano
- Paulo Henrique
Zagueiros
- Jemerson
- Mauricio Lemos
- Bruno Fuchs
- Réver
- Nathan Silva
- Igor Rabello
Laterais esquerdos
- Guilherme Arana
- Rubens
- Dodô
Volantes
- Otávio
- Rodrigo Battaglia
- Allan
Meias
- Edenílson
- Igor Gomes
- Matías Zaracho
- Hyoran
- Patrick
- Alan Franco
- Alisson
- Calebe
Atacantes
- Paulinho
- Hulk
- Cristian Pavón
- Eduardo Vargas
- Pedrinho
- Alan Kardec
- Ademir
- Eduardo Sasha
- Cadu
- Isaac
Técnicos
- Eduardo Coudet
- Luiz Felipe Scolari