Na temporada 2022, o Atlético-MG disputou a Supercopa do Brasil, o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil, Copa Libertadores da América e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Galo começou o ano de forma positiva com dois títulos, começando pela Supercopa do Brasil. O adversário foi o Flamengo, em jogo único, na Arena Pantanal. Os times empataram no tempo normal (2 a 2), mas a equipe mineira venceu nos pênaltis (8 a 7).
Posteriormente, o Alvinegro levantou o troféu também no Estadual. Na primeira fase, o time terminou na 1ª colocação, com 28 pontos, e avançou com sobras à semifinal, para encarar a Caldense.
O Galão da Massa se garantiu na finalíssima com vitórias como visitante (0 a 2) e como mandante (3 a 0). Na decisão, disputada em jogo único, no Estádio do Mineirão, o Atlético-MG encarou o arquirrival Cruzeiro, venceu (3 a 1) e se sagrou campeão.
Queda repentina na Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, a equipe mineira entrou diretamente na terceira fase e não foi muito longe. Primeiramente, passou pelo Brasiliense-DF com facilidade, vencendo em casa (3 a 0) e fora (0 a 1), mas foi eliminado em seguida, nas oitavas de final.
O oponente em questão foi o Flamengo, o mesmo que havia superado na Supercopa do Brasil. No entanto, desta vez, o Galo não teve a mesma sorte e, mesmo tendo vencido no Mineirão (2 a 1), foi superado no Maracanã (2 a 0) e se despediu do torneio. O Rubro-Negro, posteriormente, foi campeão.
Quartas da ‘Liberta’
O Alvinegro realizou uma campanha positiva na Libertadores, mas não foi desta vez que conseguiu o bicampeonato. Inicialmente, o time ficou na 1ª posição do Grupo D, com 11 pontos, superando Deportes Tolima (11 pontos), da Colômbia, Independiente Del Valle (oito pontos), do Equador, e América-MG (dois pontos).
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
No mata-mata, o Galão da Massa superou o Emelec, do Equador, nas oitavas de final, mas foi eliminado nas quartas de final pelo Palmeiras, seu compatriota. Os times empataram no jogo de ida (2 a 2), no Mineirão, e na volta (0 a 0), no Allianz Parque, o que levou a decisão do classificado para os pênaltis, com o triunfo do Alviverde Paulista (6 a 5).
Brasileirão
No Brasileirão, o Atlético-MG protagonizou uma campanha interessante e terminou na 7ª colocação, com 58 pontos, ficando atrás do campeão Palmeiras (81 pontos), além de Internacional (73 pontos), Fluminense (70 pontos), Corinthians (65 pontos), Flamengo (62 pontos) e do Athletico-PR (58 pontos).
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
O Galo acumulou, nas 38 rodadas, 15 vitórias, 13 empates e 10 derrotas, aproveitamento de 51%, com 45 gols marcados e 37 sofridos, saldo positivo de oito. Como o Flamengo venceu a Copa do Brasil e a Libertadores, o G6 da competição se tornou G8 e o Alvinegro se garantiu na edição seguinte da Competição Continental.
Elenco do Atlético-MG de 2022
Goleiros
- Éverson
- Rafael
- Matheus Mendes
Laterais direitos
- Mariano
- Guga
Zagueiros
- Nathan Silva
- Júnior Alonso
- Réver
- Igor Rabello
- Jemerson
- Diego Godín
- Vitor Mendes
Laterais esquerdos
- Guilherme Arana
- Rubens
- Dodô
Volantes
- Allan
- Jair
- Otávio
- Tchê Tchê
Meias
- Nacho Fernández
- Matías Zaracho
- Calebe
- Dylan Borrero
- Guilherme Castilho
- Neto
Atacantes
- Hulk
- Ademir
- Eduardo Sasha
- Keno
- Eduardo Vargas
- Fábio Gomes
- Jefferson Savarino
- Cristian Pavón
- Savinho
- Alan Kardec
- Pedrinho
- Echaporã
- Felipe Felício
Técnicos
- Antônio Mohamed
- Cuca