Na temporada 2008, o Atlético-MG disputou o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil, a Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Galo iniciou o Estadual ficando em 3º lugar na fase de classificação, com 19 pontos somados, atrás de Cruzeiro e Tupi, que ficaram com 26 e 21, nessa ordem.
Posteriormente, na semifinal, o Alvinegro avançou sobre o Tupi com duas vitórias, uma no Mineirão (3 a 2) e outra fora de casa (1 a 0). Com isso, avançou à final, para encarar o arquirrival Cruzeiro.
O Atlético-MG, no entanto, não teve nem chances diante da Raposa. Já na ida, o adversário encaminhou o título com uma sonora goleada (5 a 0), e voltou a vencer na volta (1 a 0) e assim sagrou-se campeão.
Na Copa do Brasil, o Galão da Massa começou com o pé direito com uma goleada sobre o Palmas-TO (7 a 0) e, em seguida, passou por Nacional-AM e Náutico, na segunda fase e oitavas de final.
Entretanto, não passou nas quartas de final. Diante do Botafogo, a equipe mineira empatou (0 a 0) no jogo de ida, em casa, e foi superada na volta (2 a 0), se despedindo assim da competição.
Quanto a Sul-Americana, o Fogão mais uma vez foi algoz do Galo. Os times se enfrentaram na segunda fase, e os cariocas avançaram com duas vitórias, a primeira em casa (3 a 1) e a segunda em Minas Gerais, com direito a goleada (5 a 2).
No Brasileirão, o Atlético-MG voltou a decepcionar e terminou na modesta 12ª posição, com 48 pontos, passando o ano de seu centenário sem título. Ainda sobre a campanha na Competição, rendeu uma vaga na Sul-Americana de 2009.
Elenco do Atlético-MG de 2008
Goleiros
- Juninho Nogueira
- Edson Lisboa
- Sérvulo
Laterais direitos
- Coelho
- Sheslon
- Francis
- Mariano
Zagueiros
- Leandro Almeida
- Welton Felipe
- Nen
- Ricardo Martinez
- Marcos Joaquin
Laterais esquerdos
- Thiago Feltri
- Vinícius Conceição
- Calisto
- Élton Giovanni
Volantes
- Rafael Miranda
- Renan Garcia
- Serginho
- Yuri Roberto
- Gerson Ramos
- Xaves
- Márcio Araújo
- Denílson Souza
Meias
- Dejan Petkovic
- Renan Oliveira
- Danilinho
- César Prates
- Almir Lopes
- Lenilson
- Tchô
- José Souza
- Sidnei Siqueira
- Agustín Viana
- Gedeon
Atacantes
- Marques
- José Castillo
- Jael
- Éder Luís
- Marinho Reis
- Raphael Aguiar
- Beto Melo
- Pedro Paulo
- Vanderlei Alves
- Eduardo Ferreira
- Marcelo Nicácio
Técnicos
- Geninho
- Alexandre Gallo
- Marcelo Oliveira