Na temporada 1994/1995, o Ajax disputou a Supercopa da Holanda, Copa da Holanda, Liga dos Campeões da Europa e Campeonato Holandês.
A equipe de Amsterdã começou de forma positiva com o título da Supercopa. Na decisão, disputada em jogo único no Estádio Olímpico, venceu com folga o Feyenoord (3 a 0) e se sagrou campeão.
Já na Copa da Holanda, o “De Godenzonen” não teve o mesmo sucesso. Depois de superar Den Bosch e Nijmegen, na primeira fase e oitavas de final, o “Joden” foi eliminado nas quartas de final.
O carrasco foi o Feyenoord, o mesmo que havia superado na Supercopa. Desta vez, o adversário venceu na prorrogação (1 a 2) após empate nos 90 minutos (1 a 1).
Campeões da Europa
A recuperação dos “De Amsterdammers” veio na Liga dos Campeões. Com ajuda de uma grande geração, a equipe holandesa conseguiu seu quarto título do torneio, o primeiro desde a vitoriosa geração de Johan Cruyff, que venceu três vezes consecutivas (1970/71, 1971/72, 1972/73).
O Ajax entrou no Grupo D, ao lado de Milan, da Itália, Casino Salzburg, atual Red Bull Salzburg, da Áustria, e AEK, da Grécia. Os holandeses conseguiram a primeira colocação da chave, com 10 pontos, superando italianos (sete pontos), austríacos (cinco pontos) e gregos (dois pontos).
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
No mata-mata, o “Joden” encarou o Hajduk Split, da Croácia, nas quartas de final, e se classificou com um empate como visitante e vitória em casa (3 a 0). Na semifinal, a equipe holandesa teve pela frente o Bayern de Munique, da Alemanha, e conseguiu a vaga na decisão com um empate no Estádio Olímpico de Berlim (0 a 0) e uma goleada (5 a 2) no De Meer Stadion.
+ Considere ser apoiador no Catarse e participe do nosso crescimento!
O “Godenzonen” reencontrou o Milan na final. A equipe italiana, inclusive, era a atual campeã do torneio. A finalíssima aconteceu no Ernst-Happel-Stadion, em Viena, na Áustria, e os “De Amsterdammers”, após confronto disputado, se sagraram campeões com uma vitória simples (1 a 0).
‘Dono’ da Holanda
O Ajax garantiu mais um título naquela temporada no Campeonato Holandês. O “Joden” terminou em 1º, com 61 pontos somados, sete a mais em relação ao 2º colocado, Roda, com 54. Foram 27 vitórias, sete empates e nenhuma derrota, ou seja, uma campanha invicta, ainda com 106 gols marcados e 28 sofridos, saldo positivo de 78.
Elenco do Ajax de 1994/1995
Goleiros
- Edwin van der Sar
- Fred Grim
Laterais direitos
- Michael Reiziger
Zagueiros
- Danny Blind
- Winston Bogarde
- John van den Brom
Laterais esquerdos
- Frank de Boer
- Michel Kreek
Volantes
- Frank Rijkaard
- Edgar Davids
Meias
- Ronald de Boer
- Clarence Seedorf
- George Finidi
- Tarik Oulida
Atacantes
- Patrick Kluivert
- Jari Litmanen
- Marc Overmars
- Nwankwo Kanu
- Peter van Vossen
- Nordin Wooter
Técnicos
- Louis van Gaal