Campeã em 1998, a Seleção Francesa por muito pouco não repetiu o feito na Copa do Mundo de 2006. Inicialmente, os franceses ficaram em 2º no Grupo G, com cinco pontos, atrás da Suíça (sete pontos)), e superando Coreia do Sul (quatro pontos) e Togo (zero ponto). Com isso, conseguiu vaga no mata-mata do torneio.
Nas oitavas de final, a Seleção da França encarou a Espanha, venceu (3 a 1) e se classificou. Chegando nas quartas de final, os “Les Blues” tiveram pela frente ninguém menos que o Brasil, atual campeão, e maior vencedor de Copas do Mundo. Além disso, os brasileiros contavam com um time estrelado, com craques como Ronaldo, Ronaldinho, Kaká, Robinho e Adriano.
Entretanto, os europeus não se intimidaram e venceram os sul-americanos (1 a 0), se garantindo na semifinal. O adversário da vez foi Portugal, de Luiz Felipe Scolari, Luís Figo, Cristiano Ronaldo e cia. Novamente, a França venceu de forma apertada e se garantiu na decisão contra a Itália. Se de um lado os franceses buscavam o bicampeonato, os italianos queriam o tetracampeonato.
As seleções fizeram uma grande decisão, muito disputada, não à toa, com a bola rolando, o placar ficou empatado (1 a 1). Já na reta final do jogo, um lance emblemático encerrou a carreira de Zinedine Zidane, eleito craque daquela edição e autor do gol francês na final, a famosa cabeçada em Materazzi, que resultou no cartão vermelho. Sem o meio-campista, a Seleção Francesa perdeu nas penalidades (5 a 3), e viu a Seleção Italiana ser campeã.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Essa foi a 12ª participação da Seleção da França em Copas do Mundo. Na edição anterior, em 2002, na Coreia do Sul e Japão, os franceses foram a decepção do torneio. Atual campeão mundial até então, e ainda vencedor da Eurocopa de 2000, os “Les Blues” sequer passaram da fase de grupos do Mundial. O cenário piora levando em conta que os europeus ficaram em último na Chave A, com apenas um ponto somado, atrás de Dinamarca (sete pontos), Senegal (cinco pontos) e Uruguai (dois pontos).
Eurocopa e Copa das Confederações
Antes do Mundial da Alemanha, a França disputou algumas competições, a começar pela Copa das Confederações de 2003, em casa. A seleção europeia, inicialmente, conseguiu a 1ª colocação no Grupo A, com nove pontos, superando Colômbia (seis pontos), Japão (três pontos) e a Nova Zelândia (zero ponto). Na semifinal, a anfitriã superou a Turquia (3 a 2), e se sagrou campeã ao vencer Camarões na decisão (1 a 0). A Seleção da França não disputou a edição de 2005.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
O motivo é simples: apenas o campeão da Eurocopa de 2004 representaria o continente no torneio, que foi o caso da Grécia, que superou Portugal na casa do adversário. Naquela edição, da Competição Europeia, a Seleção Francesa, atual campeã até então, foi eliminada nas quartas de final justamente diante dos gregos.
Eliminatórias Europeias
Para chegar à Copa do Mundo, a França precisou passar pelas Eliminatórias Europeias. Presente no Grupo 4, os franceses ficaram na 1ª colocação, com 20 pontos, e assim se garantiram de forma direta na Alemanha. Na campanha, os “Les Blues” somaram 20 pontos em 10 rodadas, com cinco vitórias, cinco empates e nenhuma derrota, ainda com 14 gols marcados e apenas dois sofridos.
Não muito goleadora, a Seleção da França acumulou resultados não muito expressivos ao longo das rodadas, com exceção para a última, quando goleou o Chipe jogando em Paris (4 a 0). Completaram a Chave 4: Suíça (18 pontos), Israel (18 pontos), Irlanda (17 pontos), Chipre (quatro pontos) e Ilhas Faroe (um ponto). Como pode ser observado, foi um grupo muito equilibrado, os suíços foram à repescagem e conseguiram vaga na Copa do Mundo diante da Turquia.
Elenco da Seleção da França de 2006
Goleiros
- Fabien Barthez
- Grégory Coupet
- Mickael Landreau
Laterais direitos
- Lilian Thuram
- Willy Sagnol
Zagueiros
- William Gallas
- Gaël Givet
- Pascal Chimbonda
- Jean-Alain Boumsong
Laterais esquerdos
- Eric Abidal
- Mikaël Silvestre
Volantes
- Patrick Vieira
- Alou Diarra
- Claude Makélélé
Meias
- Zinedine Zidane
- Vikash Dhorasoo
Atacantes
- Thierry Henry
- David Trezeguet
- Djibril Cissé
- Louis Saha
- Sylvain Wiltord
- Florent Malouda
- Franck Ribéry
Técnico
- Raymond Domenech
VEJA MAIS ELENCOS DA SELEÇÃO DA FRANÇA E DE OUTRAS CAMPEÃS DO MUNDO!