Em 2022, a Seleção Croata disputará sua sexta Copa do Mundo. Antes, esteve em 1998, depois de se tornar um país independente da Iugoslávia e alcançou o impressionante 3º lugar, e depois marcou presença nas edições de 2002, 2006, 2014 e 2018.
Nessa última, na Rússia, conseguiu a melhor campanha de sua história ficando com o vice-campeonato. Na ocasião, a Croácia perdeu na final para a França (5 a 2), mas conseguiu marcar época com o feito em solo russo. Anteriormente, ficou em 1º no Grupo D com nove pontos.
Vieram logo atrás Argentina (quatro pontos), Nigéria (três pontos) e Islândia (um ponto). No mata-mata, eliminou a Dinamarca nos pênaltis (3 a 2) após empate no tempo normal (1 a 1) nas oitavas de final, a anfitriã Rússia também nas penalidades (4 a 3) depois de empate nos 90 minutos (2 a 2) nas quartas de final.
Chegando na semifinal, teve pela frente a Inglaterra e levou a melhor na prorrogação (2 a 1). Nas edições de 2002, 2006 e 2014 sequer passou da fase de grupos. Os croatas chegarão ao Mundial do Catar novamente contando com o craque Luka Modric, do Real Madrid, da Espanha, que brilhou na campanha de 2018 e, inclusive, foi eleito o Melhor Jogador do Mundo meses depois.
No ciclo dos últimos quatro anos, a “Vatreni” disputou competições continentais. Na Nations League, a Liga das Nações de 2018/2019 a Seleção Croata não foi bem. Precisamente, não passou da fase de grupos da Liga A, com a 3ª e última colocação da Chave 4, com quatro pontos, atrás de Inglaterra (sete pontos) e Espanha (seis pontos).
Na edição seguinte, de 2020/2021, os europeus voltaram a decepcionar. Ficaram em 3º do Grupo 3 da Liga A, com três pontos, atrás de França (16 pontos) e Portugal (13 pontos), e à frente apenas da Suécia, que com a mesma pontuação terminou em 4º e foi rebaixada à Liga B.
O desempenho tem melhorado na edição em andamento, de 2022/2023, e a Seleção Croata se classificou ao mata-mata. Precisamente, ocupou a 1ª posição da Chave 1, com 13 pontos, superando Dinamarca (12 pontos), França (cinco pontos) e Áustria (quatro pontos), que foi rebaixada à Liga B.
A Croácia disputou também a Eurocopa 2020, realizada em 2021 por causa da pandemia de Covid-19. Inicialmente, se classificou em 2º no Grupo D, com quatro pontos, atrás da Inglaterra (sete pontos), e à frente de República Tcheca (quatro pontos) e Escócia (um ponto) Entretanto, caiu ainda nas oitavas de final para a Espanha (5 a 3).
Quanto as Eliminatórias Europeias, a Seleção Croata se classificou à Copa do Mundo em 1º no Grupo H, com 23 pontos. Logo atrás vieram Rússia (22 pontos), Eslováquia (14 pontos), Eslovênia (14 pontos), Chipre (cinco pontos) e Malta (cinco pontos). Foram sete vitórias, dois empates e uma derrota em 10 rodadas, um aproveitamento de 77%, com 21 gols marcados e quatro sofridos, saldo positivo de 17.
Classificada, a “Vatreni” está situada no Grupo F do Mundial do Catar, ao lado de Bélgica, Canadá e Marrocos. A Croácia é comandada por Zlatko Dalić, que assumiu o cargo em 2017 e esteve à frente da seleção na brilhante campanha da edição passada e tentará fazer pelo menos parecido em 2022.
Elenco da Seleção Croata de 2022
Goleiros
- Dominik Livaković
- Ivica Ivušić
- Ivo Grbic
Laterais direitos
- Josip Stanišić
- Josip Juranovic
Zagueiros
- Domagoj Vida
- Dejan Lovren
- Martin Erlić
- Josip Sutalo
- Josko Gvardiol
Laterais esquerdos
- Borna Barišić
- Borna Sosa
Volantes
- Marcelo Brozović
- Kristijan Jakic
Meias
- Luka Modric
- Mario Pašalić
- Mateo Kovacic
- Lovro Majer
- Nikola Vlašić
- Luka Sucic
Atacantes
- Andrej Kramaric
- Ivan Perisic
- Bruno Petković
- Ante Budimir
- Mislav Oršić
- Marko Livaja
Técnico
- Zlatko Dalić