Na temporada 2007, a Seleção Brasileira Feminina superou a falta de valorização da modalidade e viveu seu ano mais positivo da história, com grandes atuações, resultados históricos, uma conquista e batendo na trave da primeira estrela.
Tudo começou pelos Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro, em que conseguiu o bicampeonato. Vencedor de forma inédita quatro anos antes, em Santo Domingo, na República Dominicana, o Brasil foi medalha de ouro em casa.
As Meninas Brasileiras fizeram uma campanha impecável, com direito a muitas goleadas. Na fase de grupos, a Seleção Canarinha, que estava na Chave A, ficou com 12 pontos, na liderança, ao vencer os quatro jogos contra Uruguai (4 a 0), Jamaica (5 a 0), Equador (10 a 0) e Canadá (7 a 0).
Foram 26 gols marcados e nenhum sofrido. Na fase final, a Verde-Amarelo seguiu muito bem e superou o México da semifinal com segurança (2 a 0). Já na decisão, a Seleção Brasileira encarou ninguém menos que o Estados Unidos e se sagrou campeã com uma goleada inesquecível no Maracanã.
Copa do Mundo
Meses depois, o Brasil disputou a Copa do Mundo, sediada na China, e ficou muito perto de conseguir sua primeira estrela de campeão mundial. A princípio, as Meninas Brasileiras ficaram na 1ª colocação do Grupo D, com nove pontos, à frente da anfitriã (seis pontos), da Dinamarca (três pontos) e da Nova Zelândia (zero ponto).
Assim como no Pan-Americano, a Seleção Canarinha conseguiu goleadas, diante de neozelandesas (0 a 5) e chinesas (4 a 0), mas venceu as dinamarquesas de forma simples (1 a 0). Foram 10 gols marcados e nenhum sofrido novamente, o que reafirmava a consistência brasileira.
Na fase final, a Seleção Brasileira superou a Austrália de forma apertada (3 a 2) nas quartas de final, mas voltou a golear os Estados Unidos na semifinal (4 a 0) e se garantiu na finalíssima. O oponente em questão era a Alemanha, que acabou com o sonho das Meninas Brasileiras com uma vitória consistente (2 a 0), se sagrando campeã da Copa do Mundo pela segunda vez seguida. As alemãs venceram de forma inédita em 2003, nos Estados Unidos.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Melhor campanha
Foi a melhor campanha do Brasil em Copas do Mundo até então e a primeira final disputada. Anteriormente, a Verde-Amarela havia se destacado mais em 1999, em solo estadunidense, quando terminou na 3ª colocação. Na ocasião, as donas da casa foram campeãs.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Jogos Olímpicos
O ciclo de Copa do Mundo do Brasil começou com a disputa dos Jogos Olímpicos de Athenas, na Grécia, e desta vez ficou com a medalha de prata diante dos Estados Unidos, com uma derrota (2 a 1). Na campanha, a Seleção Canarinha colecionou bons resultados, destaque para uma goleada sobre a anfitriã (7 a 0).
Copa América
Ainda na caminhada até o Mundial da China, a Seleção Canarinha teve pela frente também a Copa América, disputada um ano antes, na Argentina. No torneio preparatório, o Brasil também fez uma ótima campanha, também aplicando algumas goleadas, mas ficou com o vice-campeonato diante das donas da casa do torneio.
Elenco da Seleção Brasileira Feminina de 2007
Goleiras
- Andréia Suntaque
- Thaís Helena
- Bárbara
Laterais direitas
- Elaine
- Simone Jatobá
Zagueiras
- Aline Pellegrino
- Tânia Maranhão
- Renata Costa
- Mônica
- Bagé
Laterais esquerdas
- Rosana
- Michele
Volantes
- Formiga
- Estér
Meias
- Dani Alves
- Maycon
- Grazi
Atacantes
- Marta
- Cristiane
- Pretinha
- Kátia Cilene
Técnico
- Jorge Barcellos