Jogadores do elenco da Seleção Brasileira de 50, que ficou marcada pela derrota na final da Copa do Mundo no Maracanã, diante do Uruguai.
A Seleção Brasileira de 1950 teve a responsabilidade de representar o País do Futebol em seu território pela primeira vez numa Copa do Mundo, e, infelizmente, ficou para a história o gosto da derrota na final contra o Uruguai, por 2×1, episódio que passou a ser chamado de Maracanazo.
A Canarinha, recheada de craques como Nilton Santos, Barbosa, Ademir de Menezes, Zizinho, era ampla favorita e fez uma excelente campanha, goleando adversários como México (4×0), Suécia (7×1), Espanha (6×1), vencendo a Iugoslávia (2×0), e empatando com a Suíça (2×2). A única derrota foi para o Uruguai, na decisão.
O goleiro Barbosa, um dos melhores que o futebol brasileiro revelou, foi apontado por muitos como o culpado pela tragédia no gramado, diante de mais de 200 mil torcedores. Acusam que a bola do segundo gol, marcado por Alcides Ghiggia, era defensável.
A Copa do Mundo de 1950 foi sediada no Brasil depois de muitas tentativas, uma vez que o País tentava este feito desde 1938. Sessenta e quatro anos depois, mais uma vez o Brasil recebeu o Mundial, e a história em campo foi marcada pela eliminação da Seleção Brasileira de 2014 pela a Alemanha, no fatídico 7×1.
Elenco da Seleção Brasileira de 50
Goleiros
- Barbosa
- Castilho
Laterais direitos
- Augusto
- Nena
Zagueiros
- Juvenal
- Noronha
Laterais esquerdos
- Nilton Santos
- Bigode
Volantes
- Bauer
- Danilo
Meias
- Ely
- Rui
- Alfredo
- Jair
- Zizinho
Atacantes
- Adãozinho
- Ademir de Menezes
- Baltazar
- Chico
- Friaça
- Maneca
- Rodrigues
Técnico
- Flávio Costa