Para exorcizar o fantasma do “Maracanazo”, a Seleção Brasileira foi para a Suíça em 1954 com a missão de finalmente vencer a Copa do Mundo. Para isso, do elenco vice-campeão em1950, seis atletas continuaram no plantel: Castilho, Nilton Santos, Ely, Bauer, Baltazar e Rodrigues.
Aliás, foi neste Mundial que o Brasil estreou a sua blusa canarinha, que substituiu a branca, por ter recebido a fama de “azarada” na derrota para o Uruguai, no Mundial passado.
E como novidade, a Copa do Mundo recebeu um novo regulamento. Os 16 times foram separados em quatro grupos, com dois cabeças de chave em cada um, sendo que eles não se enfrentaram, casos de Brasil e França, no Grupo 1.
Caso acontecesse empate no número de pontos, os times se enfrentavam para avançar até as quartas de final. A partir desta fase, as equipes duelaram em mata-mata.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
O Brasil começou muito bem a fase de grupos ao bater o México (5 a 0), com Pinga, duas vezes, Baltazar, Didi e Julinho balançando as redes. Já no segundo confronto do grupo, diante da Iugoslávia, o empate (1 a 1) classificou as duas equipes.
Na fase mata-mata, a Seleção Brasileira caiu diante da fortíssima Hungria. Mesmo sem o seu principal jogador que estava machucado, Puskás, a seleção europeia passou por cima dos sul-americanos, marcando dois gols em apenas sete minutos de jogo (Hidegkuti e Kocsis, respectivamente).
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Aos 18 minutos foi aceso uma chama de esperança, após Djalma Santos, de pênalti, diminuir o placar. Contudo, o banho de água fria aconteceu após o gol de Lantos, aos 15’ do 2° tempo. O em uma montanha-russa de sentimentos, cinco minutos depois, Julinho Botelho descontou a favor da “Seleção Canarinha”. Aos 43 minutos a derrota foi sacramentada após Kocsis marcar de novo, decretando o 4 a 2.
A Seleção Húngara chegou até a final, mas foi derrotada de forma surpreendente, diante a Alemanha Ocidental (3 a 2). Sendo assim, a Seleção do Brasil voltou para casa sem cumprir seu objetivo e amargar o gosto horrível do Maracanazo por mais quatro anos.
Elenco da Seleção Brasileira de 1954
Goleiros
- Castilho
- Veludo
- Cabeção
Laterais direitos
- Djalma Santos
Zagueiros
- Pinheiro
- Paulinho
- Mauro Ramos
Laterais esquerdos
- Nilton Santos
- Alfredo Ramos
Volantes
- Brandãozinho
- Bauer
- Ely
- Dequinha
Meias
- Didi
- Pinga
- Rubens
Atacantes
- Julinho
- Baltazar
- Rodrigues Tatu
- Maurinho
- Humberto
- Índio
Técnico
- Zezé Moreira
VEJA MAIS ELENCOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA E DE OUTRAS CAMPEÃS DO MUNDO