Na temporada 2023, o Corinthians disputou o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil, Copa Libertadores da América, Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano do do Timão começou de forma pouco empolgante com a campanha mediana no Estadual. Na primeira fase, o time até se saiu bem, com a liderança do Grupo C, somando 22 pontos, superando Ituano (12 pontos), São Bento (10 pontos) e Ferroviária (nove pontos).
Entretanto, a caminhada do Alvinegro terminou nas quartas de final, diante do Ituano, em plena Neo Química Arena. Os times empataram no tempo normal (1 a 1), mas a equipe de Itu venceu nas penalidades (6 a 7) e avançou na competição.
Queda amarga na Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, o Time do Povo realizou uma boa campanha, o que começou com uma classificação suada sobre o Remo, na terceira fase. Na sequência, a equipe paulista superou o Atlético-MG, nas oitavas de final, e depois o América-MG, nas quartas de final. Curiosamente, em todas o Coringão avançou nas penalidades.
O sucesso do Corinthians, no entanto, acabou na semifinal, diante do rival São Paulo. No jogo de ida, na Neo Química Arena, o time até venceu (2 a 1), mas na volta, no Estádio do Morumbi, o Tricolor conseguiu reverter a desvantagem (2 a 0) e se garantiu na final, contra o Flamengo, para ser campeão na sequência, de forma inédita.
Decepção na Libertadores
Na Libertadores, o Timão não deu alegrias aos torcedores, com uma campanha decepcionante. A equipe brasileira estava situada no Grupo E, ao lado de Independiente del Valle, do Equador, Argentinos Juniors, da Argentina, e Liverpool, do Uruguai.
Com apenas seis pontos somados nas seis rodadas, em duas vitórias, um empate e três derrotas, o Alvinegro terminou apenas na 3ª posição da chave, atrás de equatorianos (12 pontos) e argentinos (11 pontos), superando apenas uruguaios (quatro pontos). Portanto, o Coringão não foi ao mata-mata do torneio.
Positivo na Sul-Americana
Por outro lado, a colocação deu ao Time do Povo um ‘prêmio de consolação’, uma vaga na Sul-Americana do mesmo ano. No outro torneio sul-americano, a equipe brasileira, que entrou diretamente nos playoffs das oitavas de final, teve um desempenho melhor e não ficou longe de ser campeã.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
O primeiro oponente do Coringão foi o Universitário, do Peru, e a classificação veio de forma tranquila, com uma vitória em casa (1 a 0) e outra fora (1 a 2). Nas oitavas de final, o Corinthians passou pelo Newell’s Old Boys, da Argentina, com triunfo na Neo Química Arena (2 a 1) e empate no El Colosso del Parque.
Nas quartas de final, o Timão encarou outro argentino, caso do Estudiantes, e teve muita dificuldade. Primeiramente, venceu jogando em casa (1 a 0), mas perdeu pelo mesmo resultado fora, o que forçou a disputa de pênaltis, com a vitória brasileira (2 a 3). O Alvinegro, porém, não passou pelo compatriota Fortaleza na semifinal, com empate como mandante (1 a 1) e derrota como visitante (2 a 0).
Luta contra o Z4 no Brasileiro
No Campeonato Brasileiro, o Time do Povo realizou uma campanha negativa e chegou a lutar contra o rebaixamento. No fim das 38 rodadas, os paulistas acabaram na 13ª colocação, com 50 pontos, a sete de distância para o Santos, que com 43 ficou em 17º e foi o último a ser rebaixado à Série B.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
A campanha do Corinthians na competição terminou com 12 vitórias, 14 empates e 12 derrotas, aproveitamento de 43%, com 47 gols marcados e 48 sofridos, saldo negativo de um. Com a colocação final do Brasileirão, a equipe paulista conseguiu a penúltima vaga para a Sul-Americana do ano seguinte.
Elenco do Corinthians de 2023
Goleiros
- Cássio
- Carlos Miguel
- Matheus Donelli
Laterais direitos
- Fagner
- Rafael Ramos
- Léo Mana
Zagueiros
- Gil
- Bruno Méndez
- Murillo
- Caetano
- Lucas Veríssimo
- Fabián Balbuena
Laterais esquerdos
- Fábio Santos
- Matheus Bidu
Volantes
- Fausto Vera
- Roni
- Paulinho
- Gabriel Moscardo
- Du Queiroz
- Víctor Cantillo
Meias
- Renato Augusto
- Maycon
- Adson
- Giuliano
- Matheus Araújo
- Ruan Oliveira
- Matías Rojas
- Guilherme Biro
Atacantes
- Yuri Alberto
- Róger Guedes
- Ángel Romero
- Pedro
- Wesley Teixeira
- Felipe Augusto
- Gustavo Mosquito
- Giovane
- Chrystian Barletta
- Júnior Moraes
Técnicos
- Fernando Lázaro
- Cuca
- Vanderlei Luxemburgo
- Mano Menezes