Elenco do Grêmio 1996

Na temporada de 1996, o Grêmio conquistou o Campeonato Gaúcho, a Recopa Sul-Americana e seu segundo Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Felipão ainda disputou a Copa do Brasil, Copa Libertadores da América, Copa Ouro Nicolás Leoz e a Supercopa Libertadores.
Já no início do ano, como pedia o calendário da época, o Grêmio disputou a Libertadores. Chegava com moral de favorito e já nas oitavas de final, uma vez que tinha ganhado a Glória Eterno no ano anterior. De cara já passou por cima do Botafogo. Nas quartas, outro compatriota ficou para trás, desta vez o Corinthians.
Chegando nas semifinais encontrou os colombianos do América de Cali. “Los Diablos Rojos” ficaram em primeiro lugar no grupo e eliminaram Minervén, da Venezuela, e Junior Barranquilla, da Colômbia. No jogo de ida, no Olímpico Monumental, o Grêmio saiu bem e ganhou 1 a 0.
Já na Colômbia, a história foi diferente. A equipe brasileira até começou abrindo o placar, mas o América de Cali cresceu, matou o jogo e eliminou a equipe brasileira (3 a 1).
A Recopa Sul-Americana daquele ano serviu como um prêmio de consolação para a torcida gremista. O adversário foi o Independiente, da Argentina, que havia vencido a Supercopa Libertadores de 1995 (a competição reunia os campeões da competição continental). A partida ocorreu no Japão e terminou com uma vitória tricolor. O “Imortal” goleou os argentinos (4 a 1) e se consagrou campeão.
Sendo disputado junto com as competições internacionais, o Campeonato Gaúcho representou outra alegria para a torcida gremista. Na primeira fase, com dois grupos de sete clubes em disputa de pontos corridos, o Grêmio lidera sua chave. Na segunda fase, divididos novamente em dois grupos de quatro equipes, o Tricolor foi soberano e seguiu para a decisão do estadual.
Chegando na final, enfrentou o Juventude. O adversário não vinha bem e chegou na decisão pela repescagem. O Tricolor já mostrou superioridade dentro da casa do adversário e venceu (3 a 0). Na volta, uma nova goleada (4 a 0) e Grêmio foi campeão do Gauchão de 1996.
Na Copa do Brasil, os gaúchos bateram na trave. Entrando já na segunda fase, venceram duas vezes e eliminaram o Operário-MS. Nas oitavas e nas quartas de final, eliminaram o Athletico-PR e o Criciúma, respectivamente.
Chegando na semifinal, pegou o Palmeiras. O Alviverde fazia uma ótima campanha e estava invicto. Na ida, o Grêmio sofreu uma derrota dentro do Olímpico diante dos seus torcedores (1 a 2). Na segunda partida, perdeu novamente e deu adeus a Copa do Brasil (3 a 1).
Na Copa Ouro Nicolás Leoz, a equipe gaúcha não passou da semifinal. O adversário em questão foi o São Paulo e, jogando no Estádio Vivaldão, em Manaus, perdeu em jogo disputado (2 a 1).
No Campeonato Brasileiro com 24 clubes em pontos corridos, o Grêmio terminou a primeira fase na 6ª colocação – apenas os oito melhores seguiam para o mata-mata. Em 23 jogos foram 11 vitórias, quatro empates e oito derrotas, que geraram 38 pontos (na época cada vitória valia dois pontos).
Nas quartas de final, quando passaram pelo Palmeiras, serviram de uma vingança pela eliminação da Copa do Brasil. Nas semifinais foi vez do Goiás deixar a competição para o “Imortal”.
A final do Brasileirão foi contra o Portuguesa. A primeira partida terminou com uma derrota do Grêmio dentro do Morumbi (2 a 0). Como fez a melhor campanha, os gaúchos precisavam apenas de uma vitória por dois gols de diferença para levantar o troféu. Na volta, no Olímpico, o Tricolor conseguiu tirar a desvantagem e venceu o jogo (2 a 0) e foi campeão Brasileiro de 1996.
O “Imortal” disputou também a Supercopa Libertadores, mas não sei saiu bem. Na primeira fase, encarou o Vélez Sarsfield, da Argentina, e acabou eliminado com um empate no Estádio Olímpico (3 a 3), e derrota no José Amalfitani (1 a 0).
Elenco do Grêmio de 1996
Goleiros
- Danrlei
- Murilo
Laterais direitos
- Arce
- Marco Antônio
Zagueiros
- Adílson Batista
- Mauro Galvão
- Catalino Rivarola
- Cristiano Rocha
- Luciano Dias
- Scheidt
- Vanderlei
Laterais esquerdos
- Roger Machado
- André Silva
- Paulo César
Volantes
- André Vieira
- Emerson
- Dinho
- Carlos Alberto
- Dega
- João Antônio
- Luís Carlos Goiano
- Rogério Belém
Meias
- Ailton
- Carlos Miguel
- Negretti
Atacantes
- Paulo Nunes
- Jardel
- Rodrigo Mendes
- Márcio Ramires
- Zé Alcino
- Saulo da Fé
- Rodrigo Gral
- Zé Afonso
- Sílvio
- Jacaré
- Capitão
Técnico
- Luiz Felipe Scolari